Banner
SBAT > LABORATóRIO DE DRAMATURGIA

 

O Projeto Laboratório de Dramaturgia, apoiado pela SBAT, tem como objetivo principal incentivar a reflexão, a prática e a difusão da dramaturgia além de promover o encontro de dramaturgos e de toda a classe teatral para a discussão de temas relevantes no desempenho da atividade autoral. Através deste projeto e com o apoio do Ministério da Cultura foram realizadas as seguintes atividades: 

 

Oficinas de Dramaturgia

De agosto de 2010 a dezembro de 2011, foram realizadas na sede da SBAT, no Rio de Janeiro, 12 Oficinas de Dramaturgia para a criação de textos teatrais, ministradas por autores consagrados e premiados como Fátima Valença, Renata Mizrahi, Henrique Tavares, Diego Molina e Julia Spadaccini que apresentaram propostas de reflexão e exercícios a partir de suas próprias experiências como autores.

Oficina RenataOficina renata-2Oficina-HenriqueOficina-Julia 

Viagens Imaginárias

Em 2011 a SBAT acolheu um projeto inédito de leitura de peças da dramaturgia universal no idioma original – o programa Viagens Imaginárias. Através da leitura de textos teatrais duas turmas puderam ampliar seus conhecimentos dos idiomas Inglês sob orientação de David Herman; e Francês sob a orientação de Thierry Tremouroux.

 

Dramaturgia em Debate

Em 2011 a SBAT abriu as portas de sua sede no Rio para a realização da leitura dramatizada de 08 textos nacionais de autores que marcaram a História do Teatro Brasileiro. Com o objetivo de promover o debate sobre as obras, foram convidados 08 diretores em destaque no cenário teatral brasileiro para dirigir elencos convidados por eles. As leituras e os debates revelaram a riqueza da tradição teatral brasileira e a atualidade dos temas das peças. Os textos lidos e debatidos foram os seguintes:

 

A Invasão, de Dias Gomes. Direção de Henrique Tavares.

AInvasão-4-2AInvasao-2AInvasao-1AInvasao-3

 

A Moratória, de Jorge Andrade. Direção de Naum Alves de Souza.

AMoratoria-1-2AMoratoria-3AMoratoria-4AMoratoria-2 

  

Arena Conta Zumbi, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri e Música de Edu Lobo. Direção João Fonseca.

Arena-1Arena-3Arena-2Arena-4

  

Brasileiro, Profissão Esperança, de Paulo Pontes. Direção Antonio De Bonis.

brasileiro-1brasileiro-2brasileiro-3brasileiro-4

  

Cristo Proclamado, de Francisco Pereira da Silva. Direção Fernando Philbert.

cristo-1cristo-2cristo-3cristo-4

 

Quando as Máquinas Param, de Plínio Marcos. Direção Moacir Chaves.

maquinas-1maquinas-2maquinas-3maquinas-4

 

É, de Millôr Fernandes. Direção Inês Viana.

e-1e-2e-3e-4

 

Nossa Vida em Família, de Oduvaldo Vianna Filho. Direção Aderbal Freire-Filho.

familia-2familia-1familia-3familia-4

 

Além do apoio da SBAT e do Ministério da Cultura, o projeto contou com o apoio do Teatro Poeira, onde estes textos também foram lidos e debatidos, aumentando o alcance do projeto. Todas as leituras foram abertas ao público gratuitamente.

 

Fórum de Dramaturgia

Entre 26 de julho e 4 de agosto de 2011, autores, diretores, atores, professores e jornalistas reuniram-se na sede da SBAT para discutir aspectos da atividade autoral no Fórum de Dramaturgia 2011. Os debates do Fórum foram organizados nas seguintes mesas redondas:

A NOVA SBAT DEBATE: PROFISSÃO AUTOR
Com: Marcílio Moraes - Presidente da Associação dos Roteiristas; Roberto Guimarães - Gerente de Cultura / Curador de Artes Cênicas OI FUTURO; Aderbal Freire-Filho - Diretor Teatral, autor, ator ; Vera Novello - Autora, atriz e produtora.

novasbat-1novasbat-2novasbat-3

 

DRAMATURGIA E ENCENAÇÃO: DISCUTINDO A RELAÇÃO
Com: Moacyr Góes - Diretor de Teatro e Cinema; Naum Alves de Souza – Autor e diretor teatral; Alcione Araújo – Autor e diretor teatral; Aderbal Freire-Filho - Diretor Teatral, autor e ator.

dramturgia-1dramaturgia-3dramaturgia-2

 

IBSEN, TCHECOV, PIRANDELLO, BRECHT, BECKETT: O CAMINHO DE VOLTA A SHEAKESPEARE, AO TEATRO ILIMITADO
Com: Patrick Pessoa – Professor de Filosofia da UFF na Pós-Graduação em Estética /Filosofia da Arte; Moacir Chaves – Diretor Teatral; Tânia Brandão – Professora, jornalista, ensaísta e crítica teatral; Aderbal Freire-Filho - Diretor Teatral, autor e ator.

ibsen-1ibsen-2ibsen-3

 

COMO E PORQUE UMA CASA DE 100 ANOS, REFORMADA, PODE SER O MELHOR LUGAR PARA MORAR
Com os autores que coordenaram e ministraram Oficinas de Dramaturgia na SBAT em 2010-2011 - Diego Molina, Renata Mizrahi, Henrique Tavares, Vera Novello e Ana Velloso.

como e porque-1como e porque-2

 

A SBAT apóia projetos que promovam a difusão da dramaturgia. Acompanhe as sugestões de programação através deste site.

 

 

 

ACERVO DIGITAL

Laboratório
LOCAÇÕES DE ESPAÇO

A sede da Sbat, com ótima localização no Centro do Rio de Janeiro, aluga salas para realização de atividades relacionadas ao teatro, como palestras, eventos, leituras de peças, e ensaios.

TABELA DE PREÇOS

Para uso de sala por hora: R$ 40,00 / hora.
Para uso de sala por mês: R$ 1.000,00 / mês.